segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Inscrições Fraudadas no Egito Antigo

No Egito Antigo, era comum em todo o pais, que um governante se apropriasse de monumentos ou até mesmo de inscrições do governante anterior.
Ramsés II, foi um verdadeiro especialista neste costume, apropriando-se de muitos monumentos.
Humildemente, tentarei explicar de forma simples, o que aconteceu com alguns boatos com relação a descobertas fantasiosas.

Figura 1

Uma onda de suposições, correu mundo como é de costume; pessoas sem escrúpulos afirmavam que o povo egípcio tinha conhecimento de armamento militar, tais como: tanque de guerra, helicópteros, submarinos, aviões e etc.
A sede de descobertas, cega e as mentes inescrupulosas enxergam exatamente o que suas contas bancárias ambicionam ver e não realidade.
O que é real ?
A dura constatação da usurpação de inscrições de Set I por Ramsés II, seu filho.
A descoberta fantasiosa que enriqueceu pesquisadores gananciosos, foi real ?
Não !
Sei, apenas que, para estudarmos a cultura egípcia, é preciso cautela e respeito.

Figura 2

As imagens acima mostram um relevo (modificado) do templo de Set I da XIX Dinastia, em Abidos. Observando as figuras sem a imaginação fantasiosa dos especuladores, poderemos ver claramente que há inscrições superpostas.
A sombra, a posição da luz e a superposição das inscrições, somada a uma imaginação fértil, fazem com que simples inscrições, tornem-se descobertas interplanetárias,
Uma das inscrições, a de maior tamanho, pertence a Set I e forma parte de seu título.
Título: “As duas Senhoras” e os textos que aparecem, podem ser traduzidos como “de forte braço que repele os inimigos”.
As inscrições que se demonstram superpostas, foi modificada pelo filho, Ramsés II. Estas inscrições formavam parte do título NEBTY deste Faraó. A atual sobre o significado NEB. Sua tradução poderia ser – “ As duas Senhoras. Protetora do Egito, que domina os países estrangeiros”.
Temos que pensar que os hieróglifos originais de Set I, uma vez modificado por Ramsés II, ficaram abaixo, cobertos por uma capa de estuque que posteriormente foram pintados. Com o passar dos anos, o estuque e a cor se perderam, mostrando os signos superpostos, tal como se ve na fotografia.

Figura 3

Observando atentamente os relevos dos monumentos, podemos observar, em muitos lugares, grande quantidade de usurpações e retificações de relevos originais, motivados por questões políticas, religiosas ou simplesmente porque o artesão encarregado de realizar o tal relevo, não havia feito o que as normas estabeleciam.

Figura 4


Os egípcios foram caridosos, ao deixarem todo o seu conhecimento para nós. Precisamos estudar e buscar conhecimento com respeito e não com ganância.


Elise Schiffer.
Junho/2007
Publicado no Boletim do estegossauro Volume V nº 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário