terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RAHOTEP


Alto funcionário egípcio que viveu entre o final da III Dinastia e o principio da IV Dinastias.

Em 1871 d.C., é localizada a nordeste da Tumba de Nefermaat, a mastaba de Rahotep. Nefermaat era irmão legítimo de Rahotep.
Uma porta falsa na mastaba de Rahotep ( a tumba de seu irmão Nefermaat, também possuia portas falsas) , permite que os títulos achados demonstrem ao mundo moderno sua descendência, já que as inscrições o descrevem como “Filho físico do Rei” ( Filho verdadeiro de seu corpo).
Este título o transformou sem dúvida no filho de Snefru, o fundador da IV dinastia.
Muito egiptólogos argumentaram, pesquisaram, tentando provar que Rahotep, poderia ter ser filho de Huni, o último Rei da III Dinastia, já que havia, no Império Antigo, o hábito de titular como filho os netos e bisnetos. Sem dúvida o termo “físico” traz realmente a titularidade de príncipe, filho de Snefru e de uma esposa secundaria cujo nome se desconhece.
Irmão de Nefermaat e de Anjhaf, e meio irmão de Jufu, Rahotep, viveu a vida cortesã, onde desempenhou importantes funções, entre elas as de:
Sumo sacerdote do Rei em Heliopolis”,
Mestre do exercito” e
Guia das expedições”.
Estas informações chegaram ao mundo moderno através da falsa porta e do famoso grupo escultórico, onde aparecem seus títulos sacerdotais.
Estes cargos estavam relacionados a rituais do mito Osiriano e a luta entre Horus e Set, representando a luta entre as terras do alto e baixo Egito. “Ua era o arpão sagrado com o que Horus derrota a Set, simbolizados ambos como hipopótamos. O arpão (arma sagrada) no ritual do hipopótamo, com motivo religioso, está bem documentado desde a Dinastia I.
Seguramente Rahotep, como portador dos cargos citados foi o único dos sacerdotes dedicados a conservação da arma sagrada (“Arpão Ocidental”) e tendo a seu cargo as tarefas peculiares ao culto, a custódia e uso ritualista da mesma.
Casou-se com Neferet (Nofret), que ostentava, entre outros, o título de "Conhecida do Rei" o que implicava estar entre os mais próximos do Faraó
No se sabe quem foram os pais de Neferet, nem se Rahotep possuia a mesma descendência de sua esposa.
Rahotep construiu sua mastaba em Meidum, a mastaba número 6, descoberta por Mariette em 1871. Na Mastaba de Rahotep foi localizado o famoso grupo escultórico esculpido em dois blocos independentes de pedra que representavam Rahotep e Neferet, sentados.
Grande parte dos relevos, estelas e fragmentos da mastaba de Rahotep, estão em museus europeus e do Egito.

Escriba - Elise Schiffer
11/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário