sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Rei Escorpião - Faraó

Há tão pouco sobre o rei Escorpião. Conhecemos apenas um único o desenho que o retrata com a coroa branca do Alto Egito, abrindo um canal de irrigação, desenho de uma maca de calcário original do museu Ashmolean Museum.

Sabemos que este rei pertenceu a Dinastia Zero, que governou o Alto Egito algumas décadas antes de Narmer, que provavelmente teria sido entre 3.100 a 3.000 antes de cristo.
Ao assistir, tardiamente, o filme - Escorpião o Rei -, muito me entristeceu constatar o vasto arsenal de mentiras que chegam a massa populacional numa manipulação gananciosa apesar do globalizado em vivemos.
A ganância não respeita historia, não respeita o tempo e não respeita o bicho homem, que e herdeiro direto de todo o conhecimento e conquistas da humanidade.
Cabe lembrar que na época do Rei Escorpião a escrita germinava, já que se fazia necessário controlar o numero de soldados que compunham as tropas, os impostos pagos pelo povo sob a forma de mercadoria, e principalmente para manter delimitada a extensão territorial, que mudava logo após cada batalha.
O Rei Escorpião ficou na historia graças a Escrita primitiva do período Pre Dinastico. Este fato nos permite ter uma pequena noção da grandiosidade da escrita.
Não há verdades no filme, alguns fatos não possuem consistência na historia.
  • Não havia armas de aço ou ferro, provavelmente era utilizado lanças com ponta de pedra, arco e flecha e coisas do tipo.
  • As cidades do Antigo Egito não possuíam muros.
  • Não havia pólvora nem contato do Egito com a China.
  • O Egito ainda não utilizava cavalos ou camelos no período Pre-Dinastico.
Logo após ao Rei Escorpião surge a unificação do Egito.

Escriba Elise

Nenhum comentário:

Postar um comentário