terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SAUDE BUCAL - Preocupação desde a V Dinastia Egípcia

Descobertas primeiras tumbas de dentistas no Egito - Plantão/Publicada em 23/10/2006 às 14h40m - EFE
EGIPTÓLOGO.
Zahi Hawass, chefe da expedição.
Gananciosos, para não usarmos o termo ladrão, levaram arqueólogos a uma descoberta.
Outubro de 2006, a equipe de Hawass descobriu três novos túmulos, enterrados a mais ou menos 10 metros de profundidade, próximo a maravilhosa e única piramide de degraus de Djoser. A localização aproximadamente a 25 quilômetros a sudoeste do Cairo.
Homens sem escrúpulos, saqueavam a mais de dois meses, túmulos dos Dentistas Reais da V dinastia (2465 a 2323 a.C.).
A descoberta foi anunciada pelo Conselho Supremo de Antigüidades (CSA), num comunicado que explica que as três sepulturas foram encontradas em escavações feitas em Saqqara e que datariam do Império Antigo (2575-2150 a.C.).
Saqqara é um grande cemitério da cidade de Menfis, antiga capital do Egito.
As tumbas tinham o objetivo de honrar o dentista chefe e dois de seus auxiliares que haviam servido ao faraó e sua família. Apesar de servirem à realeza, os falecidos eram de origem modesta: seus túmulos foram construídos com adobe e pedra calcária de qualidade inferior.
Os dentistas eram:
Iy Mry - dentista principal,
Kem Msw – talvez um dentista auxiliar, não definição nos túmulos,
Sekhem Ka - talvez um dentista auxiliar, não definição nos túmulos.
Sabe-se que não eram parentes, mas por terem sido enterrados juntos, há a hipótese de terem sido sócios ou colegas de profissão.
1ª sepulturas - de "E e Mery = Iy Mry", tem uma entrada que conduz a um salão retangular similar a um corredor e que contém duas pequenas antecâmaras com cenas da vida cotidiana esculpidas em seus muros. As imagens mostram sua família em rituais, jogando, matando animais e oferendo oferendas ao morto, inclusive os tradicionais mil pães e mil jarros de cerveja. Existe ainda uma falsa-porta pintada com hieróglifos diminutos e uma bacia rasa foi colocada frente a seu rodapé. As múmias não foram encontradas.
Na interior da entrada há uma maldição inscrita. Segundo ela, qualquer um que viole a santidade da tumba será devorado por um crocodilo e uma cobra.
Hawass relata ao mundo que no chão de uma das antecâmaras há uma passagem, que conduz a um poço das oferendas, local que possui duas aberturas. Uma levando a uma porta falsa, e outra à câmara funerária.
Entre as cenas esculpidas dentro da tumba se destaca a da porta falsa, que representa um crocodilo e uma serpente devorando as pernas de uma pessoa. Isso era comum no Império Antigo e tinha o objetivo de afugentar saqueadores.
2ª sepultura - que pertenceu a um dentista identificado como "Kem Msw", possui forma retangular, em seu interior foram encontrados os vestígios de uma estátua dele com seu filho. Seu túmulo também possui um corredor com várias portas falsas esculpidas nas paredes e um poço escavado na rocha, neste poço foram encontradas várias ossadas humanas, declara Hawass. 
3ª sepultura - que pertenceu a um dentista chamado "Sekhem Ka", possuí um altar de oferendas, como as demais sepulturas, também possuí uma porta falsa.
Na sepultura foi descoberta uma escultura de Sekhem Ka com sua filha.
Os túmulos foram encontrados no mais importante cemitério privado da V Dinastia – Saqqara – o que permite ao mundo concluir que os dentistas possuíam grande consideração, tal como os cortesãos.
No Egito somente alguns poucos privilegiados podiam tocar no corpo dos Faraós. Saqqara é o nome da grande necrópole da cidade de Menfis, antiga capital do Egito.
Local onde está a famosa pirâmide escalonada de Djoser., a primeira conhecida da época faraônica.
Depois de tudo que fui lido, temos obrigação em relembrar IMHOTEP.
Quem foi IMHOTEP ?
No século XIX, o estudioso britânico Sir. William Osler afirma que Imhotep, foi o primeiro médico a surgir na antigüidade. Responsável pelos avanços nos estudos e tratamento de centenas de doenças.
Foi também arquiteto, mago e ministro-chefe de Djoser, o segundo rei da terceira dinastia egípcia.
Os antigos egípcios o classificavam como deus da medicina, sendo sua tumba local de peregrinação religiosa na antigüidade.
É o primeiro arquiteto cujo nome é conhecido por meio de documentos históricos escritos.
Viveu no século XXVII a.C..

É o primeiro arquiteto cujo nome é conhecido por meio de documentos históricos escritos.
Viveu no século XXVII a.C.
Imhotep arquitetou a primeira pirâmide do Egito - a pirâmide de Saqqara, com seis enormes degraus, e que atinge aproximadamente 62 metros. As primeiras pirâmides do Egito eram formadas por degraus, que nada mais eram que mastabas empilhadas. Esta configuração foi idealizada por Imhotep a pedido do Faraó Djoser, que desejava para si um túmulo mais grandioso que os que o antecederam, este monumento sugeria ainda, segundo alguns arqueólogos, a ascensão ao céu.
O que nós seriamos sem o Egito ?
mastaba - palavra que provém do árabe maabba = banco de pedra ou lama, dependendo do autor, do aramaico misubb, podendo ter origem persa ou grega.

Set/2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário